Offline
Caso Cupertino: quem são as vítimas do assassino do ator de “Chiquititas”
Principais notícias
Publicado em 10/10/2024

O crime aconteceu em 9 de junho de 2019. Segundo o relato de Isabela à polícia, o pai nunca aceitou o relacionamento dela com Rafael. Segundo a denúncia do Ministério Público de São Paulo, Cupertino mantinha uma relação de posse com a filha, e não aceitava que a jovem se relacionasse com o ex-ator da novela infantil.

Os pais do ex-ator, João Alcisio Miguel e Miriam Selma da Silva foram assassinados em frente a casa de Cupertino. O ator também foi morto.

Relembre a carreira do ator Rafael Miguel, morto por Paulo Cupertino

Quem eram os pais do ator

Em uma declaração nas redes sociais em 2020, um ano após o assassinatos de João Alcisio e Miriam Selma, a irmã mais velha de Rafael Miguel, Camilla Miguel, fez um vídeo falando sobre como estava encarando a perda dos pais e irmão. Ela ficou com a guarda da irmã caçula, menor de idade na época do assassinato.

 

A filha mais velha de João e Miriam descreve o pai como uma pessoa próxima, que era querida por todos, graças a sua capacidade de chegar nos locais e “tomar conta”, com o carisma que lhe era típico.

Relembre as mortes do ator Rafael Miguel e família

A filha brinca dizendo que João Alcisio era o famoso “velho do pavê”, com referência a pessoa capaz de fazer rir mesmo com piadas ruins. Camilla, que também é mãe, lamenta que a filha teve pouco contato com o avô. O pai amado é descrito também como um avô carinhoso e dedicado.

No mesmo depoimento nas redes sociais, Camilla comenta sobre sua relação com a mãe, Miriam Selma, e sobre a saudade de conversar com a ela. No vídeo, Camilla diz que com o passar do tempo, notou como tem traços parecidos com a mãe.

Miriam Selma é descrita como uma “avó coruja”, que tinha como um dos principais sonhos conhecer Orlando ou Nova Iorque, nos Estados Unidos. A mãe é retratada como entusiasta de conteúdos de maquiagem, na internet. E tinha como os principais hobbies o passeio em shopping e a preferência por frango frito. Camilla destaca como uma das principais características de Miriam o altruísmo.

O comportamento que consiste em agir em benefício de outrem, sem esperar recompensa ou benefício próprio ficou provado pela polícia, durante as investigações do assassinato de Miriam. Consta que os pais de Rafael foram até a casa da namorada dele, para buscar um entendimento entre as famílias, e que isso teria sido uma atitude da mãe, em benefício do bem-estar de Rafael.

Ex-ator de “Chiquititas”

Nascido em 9 de julho de 1996, Rafael Miguel tinha 22 anos e começou a carreira como ator aos 10 anos, quando estreou na minissérie “JK”, da TV Globo, como Atenor. Em 2006, a criança fez parte do elenco da novela “Cristal”, do SBT, como Bentinho.

Nos anos seguintes, Rafael atuou nas novelas “Pé de Jaca” e “Cama de Gato” também da TV Globo, até voltar ao SBT em 2013 para dar vida ao Paçoca, personagem de “Chiquititas”, onde ficou até 2015. O ator ganhou popularidade como ator da novela infantil.

Torcedor do New England Patriots, Rafael acompanhava a National Football League (NFL), a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Nas redes sociais, Rafael postou várias fotos com a camisa da Portuguesa de Desportos, time da capital paulista.

Sobre o crime

Os documentos que constam no processo do caso apontam que na data do crime, Isabela saiu para se encontrar com o namorado em uma praça perto de casa, no bairro do Socorro, Zona Sul de São Paulo.

Quando Cupertino chegou em casa e não encontrou a filha, falou com a esposa e exigiu que ela voltasse. Seguindo a ordem do ex-marido, a mãe da adolescente, Vanessa Tibcherani de Camargo, tentou ligar para a filha, mas não conseguiu.

Na sequência, a mulher decidiu ligar para o celular de Rafael, porém quem atendeu foi a mãe dele, pois ele havia esquecido o celular em casa. Depois disso, os pais do ex-ator decidiram levar o telefone para o filho.

Quando encontraram o jovem casal, optaram por também levar Isabela em casa e aproveitar a oportunidade para conversar com Paulo Cupertino no sentido de pedir uma aprovação do namoro do casal.

Isabela contou que quando os pais de Rafael foram deixá-la em casa, Cupertino quem atendeu o portão. Ele teria sido ríspido com os pais do ex-ator e pediu que ela entrasse, fechando a porta em seguida.

Neste momento, segundo o relato de Isabela, Miriam, a mãe de Rafael, pediu para conversar. O que aconteceu na sequência foram diversos tiros disparados em relação a Rafael e os pais. A perícia contabilizou ao menos treze disparos. Todos morreram no local.

 

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

Comentários
Comentário enviado com sucesso!