candidatos a prefeito do Recife nas eleições de 2024
Principais notícias
Publicado em 09/08/2024

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 vai acontecer no dia 6 de outubro. Entretanto, desde o final de 2022, partidos e federações se movimentam para a formação de alianças e o lançamento de pré-candidaturas para a prefeitura do Recife.

De acordo com o calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período para que os partidos e federações realizem convenções e decidam seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto.

Após a definição dos nomes, as agremiações têm até 15 de agosto para realizar o registro na Justiça Eleitoral.

 

Confira a lista de pré-candidatos à prefeitura do Recife, até o momento (em ordem alfabética):

Dani Portela (PSOL)

Situação: é deputada estadual pelo PSOL, partido que integra desde 2016, e líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em 2018, concorreu ao executivo estadual, mas foi derrotada e ficou em terceiro lugar, com 4,97% dos votos válidos. Em 2020, foi a vereadora mais votada da capital, com 14.114 votos. No pleito estadual, em 2022, foi eleita deputada estadual com 38.215 votos, e é a única de seu partido a ocupar uma cadeira na Alepe. Foi escolhida pela federação PSOL-Rede após desistência do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), que havia anunciado pré-candidatur

Lançamento: a pré-candidatura foi lançada no dia 15 de maio, na Casa Marielle Franco, diretório do PSOL localizado no bairro do Derby, na área central do Recife. Alice Gabino (Rede) é pré-candidata a vice-prefeita na chapa.

 

Daniel Coelho (PSD)

Situação: filiou-se ao PSD no dia 5 de abril. Se confirmada, esta será a terceira vez que ele concorre à prefeitura, pois já tentou o cargo em 2012 e em 2016, pelo PSDB. Na última vez que se candidatou a cargo eletivo, em 2022, tentou se reeleger deputado federal, mas não conseguiu. Atualmente, ele, que tem 45 anos, é secretário de Turismo de Pernambuco. A governadora Raquel Lyra (PSDB) já sinalizou apoio à sua possível candidatura.

Lançamento: embora ainda não tenha sido lançada oficialmente, a pré-candidatura de Daniel Coelho foi bastante citada no evento em que ele se filiou ao PSD, recebendo apoio do PP. No local, Coelho disse que a escolha de ir para o PSD foi uma forma de ampliar as bases de Raquel Lyra (PSDB).

 

Gilson Machado (PL)

Situação: ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado, de 55 anos, é empresário e tem sido apresentado como pré-candidato à prefeitura pelo PL. Em 2022, deixou o ministério para concorrer ao Senado, mas foi derrotado e ficou em segundo lugar na disputa, com 29,55% dos votos válidos. Está em seu oitavo partido político. Também é sanfoneiro e líder da banda Forró da Brucelose.

Lançamento: a candidatura ainda não foi lançada e a expectativa é de que haja um evento no Recife com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

 

 

Situação: é o atual prefeito do Recife e deve disputar a reeleição. Filho do ex-governador Eduardo Campos, começou a vida política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara (sem partido). Em 2018, se elegeu deputado federal com votação histórica de mais de 400 mil votos. Dois anos depois, disputou a prefeitura e enfrentou um 2º turno acirrado contra sua prima, Marília Arraes (à época, no PT). Venceu a disputa e, aos 27 anos, se tornou o mais jovem prefeito de uma capital brasileira.

Lançamento: de acordo com o PSB, João Campos tem se declarado como pré-candidato à reeleição, mas não houve um ato formal de lançamento da pré-candidatura nem há previsão de quando acontecerá.

 

Simone Fontana (PSTU)

Situação: Simone Fontana tem 59 anos e é professora das redes públicas estadual e municipal de ensino e ativista do PSTU desde a fundação da legenda. É formada em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e pós-graduada em Educação e Linguagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2022, Simone Fontana foi candidata a deputada federal, recebendo 436 votos. Em 2016, disputou a prefeitura do Recife, levando 1.029 votos no primeiro turno. Também já concorreu aos cargos de vereadora e senadora, mas não foi eleita.

 

Lançamento: O anúncio foi feito no dia 27 de abril, após uma plenária com os filiados do partido, na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.

 

Tecio Teles (Novo)

Situação: Tecio Teles tem 34 anos, é advogado e já se candidatou a vereador pelo Partido Novo em 2020, e pelo antigo DEM, em 2008, mas não foi eleito em nenhum dos pleitos. Sua pré-candidatura começou a ser discutida em julho de 2023 e foi oficializada em janeiro deste ano.

Lançamento: a pré-candidatura foi lançada pelo Partido Novo em 25 de maio, com um evento no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.

 
 
 
site : https://g1.globo.com
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem
 
 

 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!