Crise na Vera Cruz
Principais notícias
Publicado em 27/07/2024

A empresa de ônibus Vera Cruz vai deixar o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). A empresa entregou todas as linhas que operava ao governo de Pernambuco no último dia 22/7 e aguarda, apenas, a efetivação do ato pelo Estado.

 

As linhas que ainda estavam sendo operadas pela empresa - em abril, a operação de 12 linhas foi transferida para outras empresas - serão repassadas a outras operadoras do sistema, como Borborema, Empresa Metropolitana e São Judas Tadeu.

 

Por nota, a Vera Cruz questionou a informação de que teria sofrido uma nova sanção pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), com a transferência de mais 14 linhas nos próximos dias.

 

“A Vera Cruz informa que, diferentemente do que foi veiculado anteriormente na imprensa, a empresa não sofreu, sob qualquer hipótese, nenhuma sanção administrativa, tendo feito a entrega das linhas por livre e espontânea vontade. A empresa reitera também que será respeitado o cronograma de atividades, ainda a ser acordado com o CTM”, informou a Vera Cruz à Coluna Mobilidade.

 

A empresa alega que a operação vem sendo deficitária sob o ponto de vista econômico-financeiro há anos, o que tem provocado "severos prejuízos" que comprometem a manutenção dos serviços regulares de transportes

E segue afirmando que a decisão não tem volta. "Entendemos não ter mais sentido operar todas as nossas linhas de transporte por ser economicamente inviável. Assim, manifestamos formalmente a nossa desistência definitiva e encerramento das atividades operacionais, em caráter irrevogável, de forma amigável, a partir do dia 23 de julho".

REPRODUÇÃO

As linhas de ônibus da Vera Cruz serão transferidas para outras operadoras do sistema. Em abril, a Vera Cruz teve 12 linhas transferidas para outras operadoras depois de pedir ao governo de Pernambuco - gestor do sistema de ônibus na RMR - para devolver e transferir parte de sua operação.

Agora, serão outras 14 linhas de ônibus, que teriam a operação transferida para a Borborema e a Metropolitana, já consultadas oficialmente pelo CTM. Cada uma assumirá sete linhas. As duas já teriam confirmado o interesse e as condições operacionais para assumir a nova rede. 

 

Confira as 14 linhas da Vera Cruz que serão transferidas para outras empresas:

 

Linhas a serem transferidas para a Empresa Borborema:

 

124 - VILA DO SESI/TI TANCREDO NEVES
125 - CÓRREGO DA GAMELEIRA/TI TANCREDO NEVES
151 - JARDIM JORDÃO/TI AEROPORTO
152 - JORDÃO BAIXO/TI AEROPORTO
153 - JORDÃO ALTO/TI AEROPORTO
154 - JORDÃO (BACURAU)
155 - JORDÃO BAIXO/BOA VIAGEM

 

Linhas a serem transferidas para a Empresa Metropolitana:

 

126 - UR-03/TI TANCREDO NEVES
131 - UR-02 (BACURAU)
132 - UR-02 (IBURA)/TI TANCREDO NEVES
134 - LAGOA ENCANTADA/TI TANCREDO NEVES
141- JARDIM MONTE VERDE/TI TANCREDO NEVES
143 - UR-06/TI TANCREDO NEVES
168 - TI TANCREDO NEVES (CDE. B. VISTA)

Vera Cruz diz que a decisão de entregar todas as linhas de ônibus não tem volta - LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO

 

 

A Vera Cruz teve a operação de 12 linhas repassadas para outras três empresas do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife (STPP) por 90 dias, inicialmente.

 

A mudança foi acordada no TAC assinado entre a Vera Cruz, o governo de Pernambuco e o MPPE no dia 30/4. A decisão, acordada entre as partes e mediada pelo promotor de Transportes, Leonardo Caribé, foi tomada porque a Vera Cruz não iria conseguir cumprir o cronograma de renovação da frota.

 

A empresa colocou nove ônibus semi-novos para operar em abril e comprou outros 26 veículos, mas que não conseguiram chegar dentro do prazo estipulado. As linhas - a maioria operadas há muitos anos pela Vera Cruz - foram divididas entre as empresas Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu. As três, juntas, colocaram uma frota de 40 ônibus para atender à demanda das linhas.

 

BORBOREMA, METROPOLITANA E SÃO JUDAS TADEU ASSUMIRAM

 

As linhas que atendem ao Ibura e a Imbiribeira ficaram com a Metropolitana e a Borborema, enquanto as que atendem ao Cabo de Santo Agostinho e à cidade de Ipojuca, com a São Judas Tadeu.

 

Segundo informações do setor, a Vera Cruz estava deixando de colocar, em média, 40 ônibus a menos na operação. Deveria operar com 179 veículos diariamente, mas só estaria colocando 139. A empresa só teria adquirido nove ônibus em abril e, alguns, tiveram quebras no primeiro dia de operação.

 

Confira as linhas que estão sendo operadas pela Borborema, Metropolitana e São Judas Tadeu:

 

110 - IBURA/TI PRAZERES (Metropolitana)
115 - TI AFOGADOS/TI AEROPORTO (Metropolitana )
118 - PRAZERES/BOA VIAGEM (Borborema)
120 - ALTO DOIS CARNEIROS/SHOPPING (Borborema)
135 - UR-10 (Metropolitana)
136 - UR-05 (Metropolitana)
142 - ALTO DOIS CARNEIROS/TI TANCREDO NEVES (Metropolitana)
145 - ALTO DOIS CARNEIROS (BACURAU) (Metropolitana)
178 - PORTO DE SUAPE/TI CABO (São Judas Tadeu)
196 - TI CABO/PORTO DE GALINHAS/NOSSA SENHORA DO Ó (São Judas Tadeu)
198 - IPOJUCA/TI CABO (São Judas Tadeu)
199 - CAMELA/TI CABO (São Judas Tadeu)

 

VERA CRUZ RECEBEU MAIS DE 2 MIL MULTAS SOMENTE EM 2023

 

No TAC, o MPPE destacou, com base nas informações do CTM, que a Vera Cruz sofreu, apenas no ano de 2023, 1.135 autuações por descumprimento de horário; 540 autuações por frota reduzida; 481 autuações por PEV quebrada/ausente; 82 autuações por descumprimento de ordem de serviço (OSO); 66 autuações por veículos retidos durante vistorias; além dos veículos sem vistoria e que apresentam avaliação de desempenho insatisfatório;

 

Destaca, ainda, que a empresa está sendo investigada em diversos inquéritos civis em tramitação perante a 31º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, em razão de irregularidades na sua operação.

O governo de Pernambuco, via CTM, não se posicionou sobre o assunto por enquanto. Uma reunião com o MPPE estava marcada para a próxima segunda-feira (29/7), mas foi cancelada diante da decisão da Vera Cruz de abandonar o sistema de transporte da RMR.

 

site : https://jc.ne10.uol.com.br

 

 

 

 

Foto : LÉO CALDAS/DIVULGAÇÃO

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

Comentários
Comentário enviado com sucesso!