Homem e adolescente desafiam polícia
Principais notícias
Publicado em 28/02/2024

Um homem e um adolescente de idade não divulgadas foram capturados pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) depois de desafiarem a polícia em uma live no Instagram. Nas imagens que circulam nas redes sociais, a dupla mostra uma arma, munições e drogas

“Tô pesado. Olha como eu tô. Saí da ilha como?”, diz um dos jovens, enquanto ri e balança arma. “Quer saber onde eu tô? Nem o Gati [Grupo de Apoio Tático Itinerante] me localiza”, desafiou.

Segundo a Polícia Civil, os dois seriam integrantes de facções criminosas da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, e teriam saído da cidade, que enfrenta uma guerra pelo comando do tráfico na região.

“Nós ‘sai’ da ilha assim, ‘óh’: com uma ‘boca’ de maconha e tudo”. Carregado. [...] [A gente] vai trocar bala até com ‘os homem’, se ‘os homem’ tentar parar ‘nós’”, disse o rapaz, enquanto mostrava pacotes de drogas embalados em pequenas porções para venda e uma sacola plástica com munições.

De acordo com o delegado José Tenório, responsável pelas investigações, o GOE fez um trabalho de monitoramento e conseguiu chegar à dupla pouco tempo depois que a live foi ao ar.

“Um desses indivíduos - o menor de idade que aparece nas imagens - informou em seu interrogatório que tinha acabado de sair da ilha procurando guarida na casa de um amigo da mesma facção, no bairro do Ibura”, disse o delegado. Segundo ele, o outro rapaz, maior de idade, ainda estava com o chapéu que usou na live guardado na mochila.

A dupla foi encontrada num veículo de aplicativo e presa em flagrante. Eles foram interceptados pela polícia nas proximidades do viaduto da Caxangá, na Zona Oeste do Recife, enquanto se dirigiam para a cidade de Paulista, no Grande Recife.

"Depois da repercussão, eles ficaram muito preocupados em permanecer no Ibura, com medo de que até os traficantes locais entregassem eles pelo medo da retaliação, porque a polícia ia chegar no local", contextualizou o delegado.

Ainda se acordo com o delegado, o homem adulto foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Ele foi encaminhado à Justiça e liberado em audiência de custódia por ser réu primário.

O adolescente, por sua vez, já tinha histórico de atos infracionais e foi encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) para ser internado, provisoriamente, por 45 dias.

Violência em Itamaracá

 

Nas últimas semanas, moradores da Ilha de Itamaracá têm testemunhado uma série de crimes e prisões associadas ao tráfico de drogas na cidade.

Na segunda-feira (26), um adolescente de 17 anos confessou ter matado um menino de 10 anos e atirado em outras duas crianças em Itamaracá. De acordo com a apuração da Polícia Militar, o crime aconteceu para vingar a morte de um bebê de 9 meses, assassinado na mesma cidade, no dia 17 de fevereiro.

Também na segunda, a Polícia Militar comunicou a prisão de seis homens envolvidos com associações para o tráfico. Um dos criminosos estava com uma pistola IWI modelo jericho, calibre 9 mm, de uso do exército de Israel, com numeração apagada e munições.
 
Criminoso desafiou a polícia, mostrando arma e drogas em 'live' em rede social — Foto: Reprodução/Redes sociais

 

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

Comentários
Comentário enviado com sucesso!