Recife elege rei e rainha do carnaval 2024
Principais notícias
Publicado em 29/01/2024

O rei e a rainha do carnaval do Recife foram eleitos pelo público no sábado (27), na tradicional competição realizada no Pátio de São Pedro, no Centro da cidade. Neste ano, as majestades serão Wanderley Aires e Thayane Gomes, que estiveram entre 30 finalistas e mostraram que têm muito frevo no pé.

A rainha do carnaval, que é nutricionista e tem 25 anos, concorreu ao título pela primeira vez. Já o rei, de 32 anos, é coreógrafo, dançarino e professor, e disputou a coroa pela sexta vez. Eles vão receber um prêmio de R$ 30 mil, cada, para cumprir uma agenda de eventos carnavalescos na cidade.

Nascido no Recife, Wanderley Aires, que mora na Zona Norte da cidade, tem 32 anos, é formado em publicidade e também trabalha como bailarino. Ao g1, ele disse que concorreu em outras cinco edições do concurso, entre 2012 e 2016, e, depois de oito anos, resolver tentar novamente, conquistando um sonho que alimenta desde a adolescência.

"Aos 12 anos de idade, eu me encontro com a escola de frevo. E aí foi uma paixão avassaladora que me levou a esse caminho do carnaval. Ainda muito criança, tive a sorte de acompanhar esses concursos de rei momo e rainha do carnaval porque era um momento muito criativo, muito produtivo. De certa maneira, comecei a participar do concurso antes de poder concorrer. Porque desenhava figurino para os candidatos e as candidatas, fazia texto, e isso ainda muito novo", contou.

Para ele, depois de tantas tentativas, o resultado foi surpreendente e emocionante, refletindo um trabalho que buscou criar uma identificação forte com o público.

"Quando decidi voltar, quis pensar nisso, em como emocionar as pessoas, [...] como é que eu posso ser momo, ser fantástico, ser irreverente, através da minha apresentação, da dança, dos efeitos visuais que foram feitos", declarou.

Já Thayane Gomes, estreante no concurso, contou que é passista desde os 7 anos, e que contou com o incentivo de diversas pessoas para decidir se inscrever, incluindo de antigas majestades do carnaval do Recife.

“Escutei muitas coisas lindas sobre mim, de rainhas e reis de outros anos. Me viram num lugar que eu nunca me vi. Pensar que poderia conseguir esse título me deu esperança. Eu vi que eu tinha potencial e comecei a me preparar em novembro. Tive apoio de Henrique Marinho, que foi rei duas vezes e me instruiu”, afirmou.

Thayane, que tem um consultório de nutrição, contou que quem a inseriu na dança foi a avó, que viu desde pequena o potencial da menina. De grupo em grupo, ela se tornou artista de rua e, com o trabalho no Alto da Sé, conseguiu um emprego de passista no Aeroporto do Recife, recepcionando com muito frevo os turistas, papel que desempenha até os dias atuais.

"Eu engravidei em 2020 e dancei até meus 8 meses. Dançava e pedia contribuição para os turistas. Nesse tempo, fui tendo uma visão e as pessoas foram gostando do meu jeito. Quando ganhei o concurso, foi uma emoção muito grande. Aquelas mulheres com quem competi são incríveis, e foi uma honra para mim. Esse impacto feminino é fundamental para a cultura pernambucana", disse.

Além do rei e rainha, também foram feitos os concursos de passistas, distribuindo R$ 26.640 em prêmios. Veja, abaixo, quem venceu:

Passista juvenil I masculino (12 a 14 anos)

 

  • Campeão: Pedro Miguel;
  • Vice-campeão: Daniel Joaquim.

 

Passista juvenil I feminino (12 a 14 anos)

 

  • Campeã: Letícia Gabrielle;
  • Vice-campeã: Luma Maria da Silva.

 

Passista juvenil II masculino (15 a 17 anos)

 

  • Campeão: Flávio Daniel;
  • Vice-campeão: Flávio Mateus.

 

Passista juvenil II feminino (15 a 17 anos)

 

  • Campeã: Nahyara Ferreira Sales;
  • Vice-campeã: Júlia Mayara.

 

Passista de rua masculino (a partir dos 18 anos)

 

  • Campeão: Gerinaldo José.

 

Passista de rua feminino (a partir dos 18 anos)

 

  • Campeã: Gabriele Giovanna Lima.

 

Passista adulto feminino

 

  • Campeã: Thainá Caroline;
  • Vice-campeã: Janaína Souza de Oliveira.

 

Passista adulto masculino

 

  • Campeão: Eliseu Nascimento;

 

 

 

Rei e rainha do carnaval do Recife em 2024, Wanderley Aires e Thayane Gomes — Foto: Wagner Ramos/Divulgação

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

Comentários
Comentário enviado com sucesso!