PL pede Cassação para Janone
Principais notícias
Publicado em 29/11/2023

Deputado federal teria pedido aos funcionários uma "vaquinha" para ser usadas nas eleições de 2020, de acordo com áudio encaminhado à CNN por ex-assessor do parlamentar

O Partido Liberal (PL) entregou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um pedido de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). Ele é acusado da prática de “rachadinha” em seu gabinete. Janones nega qualquer irregularidade.

 

Em documento assinado pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto, o partido acusa o parlamentar de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”.

A solicitação faz referência ao suposto esquema de “rachadinhas” denunciado por ex-assessores de Janones e em investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido foi encaminhado à Primeira Secretaria da mesa diretora. A solicitação pode ser encaminhada ao Conselho de Ética após decisão do presidente da casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

No documento, o partido reproduz a transcrição de audios revelados por ex-assessores em que Janones “solicita parte do salário de servidores lotados em seu gabinete parlamentar para seu próprio proveito econômico”.

O texto destaca a relação hierárquica entre Janones e os assessores, afirmando que a prática pode configurar os crimes de peculato e coação, além de desrespeito aos princípios constitucionais de probidade e moralidade na administração pública. O PL descreve a prática como “moralmente repulsiva e flagrantemente ilegal”.

A representação também cita justificativas de Janones. O deputado afirmou, em nota, que suas declarações foram retiradas de contexto, mas não negou a existência das reuniões ou a veracidade dos audios revelados. O PL classifica as reações de Janones como confusas e hipócritas.

Em áudio atribuído ao parlamentar e encaminhado à CNN pelo ex-assessor Cefas Luiz, durante reunião com funcionários de gabinete, em 2019, Janones teria pedido aos funcionários uma “vaquinha” para ser usadas nas eleições de 2020.

O líder da oposição na Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), afirmou nas redes sociais na segunda-feira (27) que se Janones “tiver vergonha na cara”, ele “deve renunciar ao mandato imediatamente”.

 

 

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!