Mal de Parkinson
Principais notícias
Publicado em 28/09/2023
Um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores.
Danos às células nervosas do cérebro fazem com que os níveis de dopamina caiam, causando os sintomas de Parkinson.
Geralmente, o mal de Parkinson começa com um tremor na mão. Outros sintomas são movimento lento, rigidez e perda de equilíbrio.
Medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas de Parkinson.
 
Quais os riscos de Parkinson?
 
Por se tratar de uma doença que afeta as funções motoras, a pessoa com Parkinson pode apresentar dificuldades de locomoção, devido à lentidão de seus movimentos, e de manter o equilíbrio. Outro problema recorrente causado pela doença está ligado ao humor, como a prevalência da depressão, ansiedade e irritabilidade.
 
Quem tem Parkinson tem confusão mental?
 
Quais as principais alterações cognitivas na doença de Parkinson? As principais perdas cognitivas na doença de Parkinson são: lentidão de pensamento, declínio da função de atenção/concentração, declínio da função executiva e alteração da memória pela dificuldade de evocação tardia.
 
Movimentos involuntários nas mãos, cabeça, cordas vocais, tronco ou pernas. Esses são os sintomas dos tremores, que podem ser causados por diversas causas, como: doença de Parkinson; o uso de medicamentos antipsicóticos e antidepressivos; sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC); doenças crônicas, deficiência de vitaminas. Se nem todo tremor é resultado da doença de Parkinson, como diferenciar esses sintomas e diagnosticar corretamente?
 
O que pode ser confundido com Parkinson?
 
 
Os primeiros sintomas podem levar o paciente e sua família a suspeitarem de Parkinson, mas o tremor essencial é uma doença diferente. Apesar de ter como principal característica o tremor, as duas condições possuem sintomas diferentes e não têm relação entre si.
 

Tratamento

O tratamento pode ser medicamentoso, psicoterápico e até cirúrgico em alguns casos.

O tratamento medicamentoso é feito à base de drogas neuroprotetoras que visam a evitar a diminuição progressiva de dopamina, neurotransmissor responsável pela transmissão de sinais na cadeia de circuitos nervosos.

O tratamento psicoterápico ocorre em função da depressão, perda de memória e do aparecimento de demências e pode incluir a prescrição de medicamentos antidepressivos e de outros psicotrópicos.

 

Recomendações

 

  • Procure um médico tão logo perceba um ligeiro tremor nas mãos ou tenha notado que sua letra diminuiu de tamanho (micrografia);
  • Mantenha a atividade intelectual; leia, acompanhe o noticiário;
  • Não atribua ao passar dos anos a perda da expressão facial e o piscar dos olhos menos frequentes;
  • Pratique atividade física. Fazer exercícios físicos regularmente ajuda a preservar a qualidade dos movimentos.

 

 

EQ . Hildebrando Marques

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!