Parabéns , Carpina 95 anos
Entretenimento
Publicado em 10/09/2023

No dia 11 de Setembro ,a população  Carpinense estará em festa , prestigiando o desfile civico e uma linda entrega de premiações da parte do gestor Manuel Botafogo

Carpina é uma cidade de Estado do Pernambuco. Os habitantes se chamam carpinenses.
O município se estende por 144,9 km² e contava com 83 641 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 577,1 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Tracunhaém, Lagoa do Carro e Vicência,Carpina se situa a 30 km a Norte-Leste de Vitória de Santo Antão.
Situado a 192 metros de altitude, de Carpina tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 7° 50' 45'' Sul, Longitude: 35° 15' 18'' Oeste.
O prefeito de Carpina se chama MANUEL SEVERINO DA SILVA.

 

A emancipação política

O funcionário público e jornalista Francisco José Chateaubriand Bandeira de Melo pediu permissão para mudar o nome de "Chã do Carpina" para "Floresta dos Leões" ao então presidente da república, Afonso Pena, que excursionava pelo Nordeste do Brasil. Aceito o pedido, o presidente doou um conto de réis para ajudar na compra do leão de bronze que se vê no monumento erguido na Praça de São José, inaugurado em setembro de 1909. Em 1923, o deputado Armando Gayoso apresentou, à câmara de vereadores, o projeto de lei 1 372, que sugeria a emancipação do município. O projeto não foi aprovado pelo governador Sérgio Loreto para não desagradar políticos de Paudalho e Nazaré. Foram muitos embates, muitas reuniões no Engenho Limeira Grande, até chegar-se à condição de município. Os emancipadores, como Odair Santana, homens valorosos que protagonizaram a independência de Carpina, entraram para a história pela maneira incansável com que lutaram para alcançar a liberdade tão desejada. A luta incessante desses homens só conseguiu atingir os seus objetivos no ano de 1928. Em justa homenagem, seus nomes ficaram perpetuados em praças, ruas e avenidas da cidade.[17]

A Vila da Floresta dos Leões foi levada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 1 931, de 11 de setembro de 1928, e instalada em 1 de janeiro de 1929. Desmembrada dos municípios de Paudalho e Nazaré da Mata, passou a chamar-se Floresta dos Leões. Em 1938, a localidade voltou ao nome de origem - Carpina, durante o Estado Novo, Governo de Getúlio Vargas, por sugestão do jornalista Mário Melo. A mudança de nome não agradou aos leo-florestanos.

 

Foto : Reprodução

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!