Prefeitura convoca VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife
Ato foi assinado pelo prefeito João Campos ao lado da Ministra da Cultura Margareth Menezes, em Brasília.
Em Brasília, durante reunião com a Ministra da Cultura Margareth Menezes, na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito do Recife João Campos falou sobre as iniciativas da gestão em relação à cultura e assinou o decreto de convocação da VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife. O gestor municipal aproveitou ainda para convidar Margareth Menezes para participar tanto da conferência, em setembro deste ano, quanto do Carnaval do Recife em 2024. O secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, também participou da reunião.
“Assino agora o decreto que convoca a VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, ao lado da Ministra Margareth Menezes. A Cultura está muito bem representada. A gente pode trazer uma pauta ampla da cultura, agradeço à ministra pela sensibilidade. E faço o convite para que vá ao Recife seja na Conferência, seja no carnaval. Vai ser sempre bem vinda, seja qual for a mobilização”, afirmou João Campos.
Margareth Menezes agradeceu a visita e elogiou a capital pernambucana. “Agradeço a visita do prefeito e de toda a equipe. João Campos está fazendo um trabalho maravilhoso no Recife. É uma cidade que eu amo, tenho muitos amigos lá. Frequento o carnaval do Recife, gosto da comida de lá. Será um prazer ir nessa cidade, que também me alimenta e pela qual tenho grande admiração. Tem uma cultura linda, uma cultura que o povo defende a ferro e fogo. Estamos de portas abertas, vamos fazer muitas coisas”, comentou a ministra.
Subsidiar as políticas de cultura da capital pernambucana, fortalecer a democracia e a garantia dos direitos culturais na cidade e iniciar a construção do Plano Municipal de Cultura para o decênio 2024-2034 estão entre as principais finalidades da VIII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife. O encontro, que ocorrerá de 15 a 17 de setembro de 2023, também vai eleger as propostas e os delegados para a IV Conferência Estadual de Cultura, etapa anterior à participação na IV Conferência Nacional de Cultura.
Durante a reunião, João Campos também destacou algumas das ações já implementadas da gestão no que se refere a políticas culturais. “Nossa capital foi candidata à Rede de Cidades Criativas da Unesco, logo nos primeiros meses da nossa gestão, alcançou êxito, e hoje é considerada Cidade da Música. Desenvolvemos ações de salvaguarda das nossas tradições, como o Registro do Patrimônio Vivo, que agora é Lei e entrará, em breve, no seu segundo processo de eleição de contemplados. Sempre ao lado do Conselho Municipal de Política Cultural, núcleo que também retomamos, com renovação recente via eleição aberta”, explicou João Campos.
O prefeito do Recife lembrou ainda das iniciativas que foram necessárias para combater o impacto da pandemia de covid-19 no setor: os auxílios emergenciais (AME Carnaval e São João), premiações e editais, a exemplo do Recife Virado, para projetos de pequeno porte, e a reconstrução do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), que hoje bate recordes de aporte, inscritos e aprovado.
Ao final do encontro, o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, ressaltou a boa relação da pasta com o Ministério da Cultura e comentou sobre algumas das realizações da Prefeitura. "O momento é de cada vez mais trabalho na área cultural. Nós temos uma aproximação grande com o ministério desde a sua volta. A reunião hoje foi uma confirmação dessa sinergia. A gente tem pautas comuns”, disse ele. “Estamos lançando editais da Lei Paulo Gustavo que é com recursos federais, estamos lançando o registro do Patrimônio Vivo, conversamos sobre equipamentos culturais, sobre a cultura popular, vamos receber uma comitiva da Funarte no Recife, vamos realizar a nossa conferência municipal ainda neste ano. Mostramos as conquistas do Recife, e temos mais do que expectativas para o segundo semestre, temos perspectivas", concluiu.
Fotos: Hebert Ferreira
Fonte : Reprodução via e-mail : Imprensa Cultura PCR